O presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços, manifestou na Boa Vista, preocupação com o “descaso” de algumas entidades empregadoras face às demandas laborais, e relembrou que o diálogo leva ao entendimento.
Gilberto Lima, que falava em conferência, reconheceu o bom funcionamento da estrutura do SIACSA na ilha, mas apontou a necessidade de maior abertura por parte dos empregadores para discutir as preocupações dos trabalhadores.
O presidente do SIACSA lembrou que “o diálogo é e continua a ser a melhor arma para resolver uma questão reivindicativa”, e que é através dele que se pode “encontrar o caminho do entendimento e cumprimento dos deveres, obrigações e direitos dos trabalhadores”.
Gilberto Lima associou a existência de “paz laboral sadia nas empresas” ao desenvolvimento das mesmas, à criação de mais riqueza e mais postos de trabalho na ilha, e disse ser evidente que o sindicato não vai ficar calados face a essas situações.
O sindicalista congratulou-se com a designação do novo Inspetor-Geral do Trabalho para a Boa Vista, e disse esperar uma “colaboração e uma parceria aberta” na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Para os próximos dias, o presidente do SIACSA tem agendado um programa de acompanhamento a diversos profissionais na ilha, incluindo o pessoal de saneamento da Câmara Municipal da Boa Vista, funcionários de atendimento e bombeiros municipais.
Com os bombeiros o objetivo é analisar a situação dos regulamentos e estatutos da classe para, posteriormente, apresentar propostas à edilidade.
Também estão previstos nas duas semanas de trabalho na ilha encontros com trabalhadores de unidades hoteleiras do RIU, e a realização de uma palestra sobre condições de trabalho, direcionada a diferentes classes profissionais, com o intuito de informar sobre direitos e deveres, e capacitar os trabalhadores a reivindicarem o cumprimento da legislação laboral.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver