A Cabo Verde Airlines (CVA) deverá retomar as ligações para o Brasil, com destino à cidade do Recife, a partir de 06 de Maio, segundo registos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) brasileira.
De acordo com os dados consultados pela Inforpress, a transportadora aérea nacional já obteve os necessários ‘slots’ (autorizações de pouso e descolagem) e prevê operar duas frequências semanais entre a cidade da Praia e a capital pernambucana, às quartas e quintas-feiras, com recurso a uma aeronave boeing 737.
Com a Cabo Verde Airlines, os passageiros do Nordeste podem voltar a ter mais uma opção para ir a Lisboa ou Porto (Portugal), com uma escala em Cabo Verde, de onde podem seguir viagens com a ‘low cost’ Easyjet.
Em Dezembro, informa a mesma fonte, representantes da Agência cabo-verdiana de Aviação Civil tiveram uma série de reuniões com a Anac, em Brasília, tendo assinado um acordo de cooperação internacional para o “avanço contínuo da aviação civil” entre os dois países.
Um dos factores decisivos para este regresso ao Brasil foi a recente recuperação da certificação Etops 120. Esta norma de segurança é essencial para voos transatlânticos efectuados por aeronaves bimotores, porque define o tempo que um avião pode voar com apenas um motor até ao aeroporto alternativo mais próximo.
Com a certificação de 120 minutos, a Cabo Verde Airlines, que havia perdido Etops durante o período de reestruturação e inactividade, volta a ter os requisitos necessários para cruzar o Atlântico com total segurança.
A retoma dos voos para o Brasil e para os Estados Unidos tem sido uma reivindicação frequente quer dos estudantes cabo-verdianos, no primeiro caso, quer da diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos.
A Inforpress tentou obter esclarecimentos adicionais junto da direcção da CVA sobre a retoma para o Brasil e a possível reactivação da rota para os Estados Unidos, mas tal não foi possível.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver