Durante a inauguração dos projetos de adução e distribuição de água em Santa Cruz, o Primeiro-Ministro reafirmou o compromisso do Governo em garantir o acesso universal à água potável. Segundo destacou, a meta é alcançar 100% de cobertura de água em todo o País até 2026.
Ulisses Correia e Silva inaugurou esta quinta-feira, importantes projetos de adução e distribuição de água nas localidades de Rebelo, Serelho, Cutelo Selada e Monte Negro, no Município de Santa Cruz. A iniciativa beneficia diretamente centenas de famílias que passam agora a ter acesso regular e canalizado à água potável.
Durante a cerimónia, o Chefe do Governo destacou a importância do acesso à água como elemento fundamental para a dignidade humana, sublinhando o impacto positivo que os projetos terão na qualidade de vida das comunidades.
Na localidade de Rebelo, cerca de 100 famílias passam a ter água canalizada em casa, pondo fim à dependência de autotanques, cujos custos eram elevados e o abastecimento incerto. “Hoje tem na torneira, e a água veio para ficar”, disse.
Já em Monte Negro, foram 140 as famílias beneficiadas com a ligação à rede pública. Ulisses Correia e Silva salientou a mudança significativa para estas comunidades, especialmente para as mulheres, que antes tinham de carregar água em condições difíceis. “Queremos atingir 100% de cobertura de água e eletricidade até 2026, em Santa Cruz e no País”, reforçou.
Cabo Verde conta com cerca de 87% de cobertura nacional no acesso à água.O Primeiro-Ministro garantiu que os investimentos continuarão até alcançar a totalidade.
Os projetos foram executados graças a uma parceria entre o Governo, a Câmara Municipal de Santa Cruz e a empresa AdS, com financiamento do Fundo do Ambiente.
Fonte: O país // PM // Redação Tiver