A Universidade de Cabo Verde, em parceria com as Nações Unidas, deu início à Feira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como parte das comemorações do Dia das Nações Unidas. O evento, sob o lema “ODS 2030 – Inovação e conhecimento para o futuro sustentável”, tem como objetivo mobilizar a academia e parceiros na promoção dos ODS, destacando o impacto da ciência e tecnologia no enfrentamento dos desafios globais.
O Primeiro-Ministro afirmou que Cabo Verde está no caminho para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, com avanços significativos em várias áreas, apesar dos desafios que persistem. Em declarações, destacou a importância de erradicar a pobreza extrema até 2030, sublinhando os progressos feitos desde 2015.
Patrícia Souza destacou que, a nível global, apenas 17% dos ODS foram atingidos até ao momento. No entanto, frisou que este é o momento para intensificar os esforços a nível global e reafirmou que Cabo Verde se encontra acima da média mundial no cumprimento dos ODS, embora o país ainda enfrenta grandes desafios.
Segundo o reitor da Uni-CV, o desenvolvimento sustentável é um esforço conjunto, na qual as instituições de ensino superior desempenham um papel crucial. José Barreto, avançou que a universidade tem desenvolvido projetos e ações concretas para promover o uso de energias renováveis, assim como para apoiar a inclusão social e combater a violência de gênero.
Durante os três dias do evento, serão apresentados projetos de investigação e extensão desenvolvidos pela Uni-CV que são destacados para os 17 ODS. O programa inclui painéis temáticos e workshops. Também grupos de visitantes, incluindo estudantes do ensino secundário, terão a oportunidade de participar em visitas guiadas a laboratórios e atividades interactivas que ilustram o papel da ciência e inovação nos ODS.
Redação Tiver