Cabo Verde reforçou a sua aposta na Economia Azul, com a assinatura de um memorando de entendimento com o Governo de Espanha esta quarta-feira 9 de julho. O acordo prevê um apoio financeiro de 1,5 milhões de euros até 2027 com o objetivo de transformar o mar num motor de desenvolvimento sustentável.
O memorando de entendimento prevê apoio orçamental ao setor no período de 2025 a 2027, alinhado com os compromissos do país em matéria de Economia Azul. Conforme avançou o Diretor da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Antón Leis García, este apoio financeiro contribui para o reforço das finanças públicas e a promoção de políticas eficazes que beneficiam diretamente a população que depende dos recursos marinhos.
Por sua vez o ministro das Finanças, Olavo Correia, sublinhou que Cabo Verde está a dar passos concretos para consolidar a Economia Azul como um setor estratégico para o presente e o futuro do país.
Ainda segundo o vice-primeiro-ministro, o memorando representa um compromisso com resultados claros e mensuráveis, sustentado por um apoio orçamental de 1,5 milhões de euros.
O apoio espanhol vai ser destinado à implementação das políticas nacionais voltadas à Economia Azul, com foco no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 14) e no reforço das finanças públicas no setor.
Redação Tiver