Cabo Verde e Hungria assinaram um protocolo destinado a reforçar a cooperação entre os dois países. O acordo traduz-se em compromissos concretos em setores considerados estratégicos pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís do Livramento.
A assinatura teve lugar durante a segunda Sessão da Comissão Económica conjunta entre Cabo Verde e a Hungria, representada pela Vice-Secretária de Estado.
Os sectores abrangem áreas como o comércio, investimento, água, saneamento, turismo, ensino superior, agricultura, segurança alimentar, cultura, desporto, inclusão social e a capacitação.
A Vice-Secretária de Estado acredita que os maiores desafios ocorrem na agricultura, e neste sentido a Hungria reitera o seu apoio através de novas e mais sustentáveis práticas de produção.
A educação é outra área que considerou importante nesta cooperação, com Cabo Verde a participar por 8 anos consecutivos no programa de bolsas de estudo “Stipendium Hungaricum”, numa quota anual de 20 jovens cabo-verdianos.
Por sua vez, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís do Livramento recordou que, mais recentemente, foram assinados novos instrumentos para áreas estratégicas como a água e saneamento, com destaque para a disponibilização de mais de 42 milhões de euros através de uma linha de crédito húngara para projectos de gestão de água e dessalinização.
José Luís do Livramento expressou profunda gratidão ao Governo da Hungria pela cooperação frutífera desenvolvida ao longo dos 50 anos de parceria com Cabo Verde.
Fonte: Expresso das Ilhas // Redação Tiver