CABO VERDE REFORÇA COMBATE AO CRIME ORGANIZADO NA CCPCJ

A Ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, participou esta segunda-feira, em Viena, na 34ª Sessão da Comissão das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e Justiça Penal. O evento centrou-se nas respostas transformadoras ao crime organizado transnacional em contextos como Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Durante o fórum, a Ministra apresentou os avanços cabo-verdianos na reforma do sistema judicial, sublinhando quatro eixos principais: a Lei de Perda de Ativos Civis, a construção da Ciudad Judiciária, a digitalização dos processos e a implementação da Teoria da Mudança como estratégia integrada.

A iniciativa, organizada em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, procurou evidenciar políticas disruptivas no combate ao crime, mobilizar apoio internacional e reforçar a eficiência e a transparência no setor da justiça nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

Cabo Verde defendeu o reforço da cooperação com parceiros internacionais para consolidar iniciativas como o Laboratório Forense e a formação de magistrados, visando um sistema judicial mais resiliente e modelo para outros países semelhantes.

O evento contou ainda com a presença de autoridades internacionais, como a Ministra da Justiça da Guiné-Bissau e representantes do UNODC, reforçando a urgência de respostas coordenadas frente a desafios como o tráfico de drogas, corrupção e crimes ambientais.

Fonte: Governo / /Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *