CABRAL SOBE AO PALCO EM LISBOA COM O ARTISTA DJAM NEGUIN  

Amílcar Cabral sobe esta sexta-feira ao palco, em Lisboa, através de dispositivos multimédia e de inteligência artificial, numa criação do artista cabo-verdiano Djam Neguin que, desta forma, homenageia o independentista e o 25 de Abril. Segundo o artista multidisciplinar, o espectáculo é inspirado na vida e obra do pensador e “um dos maiores líderes de todos os tempos”.

 Djam Neguin avançou que o espectáculo que nasce de dois contextos específicos: Os 50 anos do 25 de Abril, que coincide com o centenário de Amílcar Cabral.

Sobre o que de mais significativo de Cabral vai subir ao palco da XL Box, na sexta-feira e sábado, o artista elegeu “o activismo, a questão da preocupação com o ser humano em si”.

Mas também a questão agrónoma, uma vez que Amílcar Cabral era um agrónomo, o que é um pretexto para “a importância de refletir sobre a crise ecológica” actual, a par da “questão da descolonização, a luta pela libertação do colonialismo, e agora a questão da colonialiadade”.

O artista encontra-se atualmente a trabalhar o tema da ”questão afro futurística”, de “passar os imaginários afro, africanos, cabo-verdianos numa dimensão de futuro” e a pensar “esta fase com as máquinas, o digital, o virtual” e como isso impacta com as artes, as relações humanas e a forma de comunicar.

Todo o espetáculo está “em interface com a inteligência artificial, com a realidade virtual, com o mundo robótico e maquinal”.

Em palco estará Djam Neguin e duas personagens completamente produzidas por inteligência artificial, o que convida ao debate sobre “o que acontece quando um artista é produzido por inteligência artificial”.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *