Cabo Verde, acaba de lançar a campanha de registo de CNI logo a nascença, para as crianças de zero aos sete anos de idade. Essa iniciativa do Ministério da Justiça, contou com a participação do Ministério da Saúde, do Representante da UNICEF em Cabo Verde.
As crianças nascidas em Cabo Verde, vão ter a partir de agora o direito de registo a nascença e o Cartão Nacional de Identificação, como forma de beneficiar de políticas públicas ao nível da saúde, educação e não só e ser um cidadão com os seus direitos.
Conforme avança a titular da pasta da justiça, este projeto é de abrangência nacional, lançado hoje, porque estão a querer a nível mundial institucionalizar o dia 16, como dia mundial da identidade.
Por sua vez, a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, afirmou que essa iniciativa terá um impacto enorme, uma vez que o que faz o todo e qualquer ser humano é a sua identidade, permitindo a planificação dos dados estatísticos.
Na ocasião o Hospital Agostinho Neto, recebeu também doação de equipamentos, para a emissão de certidão de nascimentos e recolha de dados dos bebés.
Redação Tiver