O cancro de próstata é o que mais mata em Cabo Verde seguido do cancro da mama que vitimou 22% do universo de 69 mulheres diagnosticadas com a doença, revelou o Relatório Estatístico do Ministério da Saúde em 2022. Conforme o administrador do Instituto Nacional de Saúde Pública, Helio Rocha, o chamado toque rectal para o diagnóstico de doenças prostáticas permite identificar o tumor, constituindo ainda um dos métodos mais eficazes na prevenção da doença para homens acima de 40 anos.
Os dados foram avançados pelo administrador executivo do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Hélio Rocha, durante o seminário para a sensibilização e promoção de atitudes e comportamentos saudáveis na prevenção e combate ao cancro da mama, realizado na cidade da Praia, em parceria com a Direção Nacional de Saúde (DNS).
Segundo o administrador, o instituto tem realizado diversas acções de sensibilização sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce de doenças neoplasias, que nos casos detectados com antecedência, tem “alta chance de cura”.
O autoexame do cancro da mama, explicou, é um acto fundamental que ajuda no diagnóstico precoce, acrescentando que para as mulheres com idade avançada devem apostar em exames rotineiras.
O chamado “toque rectal” para o diagnóstico de doenças prostáticas permite identificar o tumor, constituindo ainda um dos métodos mais eficazes na prevenção da doença para homens acima de 40 anos, alertou o administrador.
Segundo este responsável, cerca de 99 por cento (%) de cancros de mama afectam as mulheres e apenas 0,5% os homens, pese embora os dados estatísticos não indicaram a existência de cancro da mama em homens em Cabo Verde.
Contudo, acautelou, existe uma percentagem mundial e alguns desses casos que foram detectados, com o tratamento adequado, o paciente conseguiu recuperar da doença e prosseguir a vida de forma normal.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver