CATÁSTROFE NA LÍBIA: BALANÇO APONTA PARA 5000 MORTOS

A forte chuva da tempestade “Daniel”, que já havia devastado parte da Grécia, fez ruir duas barragens líbias e provocou uma tragédia similar a um tsunami invertido. A tempestade terá provocado mais de cinco mil morto.

O balanço de vítimas, avançado pelo porta-voz do Ministério do Interior do governo que controla o leste da Líbia, refere 5.300 mortos. As autoridades de saúde de Derna falam em pelo menos 2.300 mortos, nesta cidade com cerca de 90 mil habitantes.

As operações de busca estão em curso, mas o difícil acesso a algumas zonas está a dificultar os trabalhos.

Mais de 1.500 corpos foram já recolhidos e metade já tinham sido enterrados até terça-feira. Cerca de 10 mil pessoas estão ainda desaparecidas e pelo menos 40 mil tiveram de ser deslocadas.

A tragédia começou domingo à noite, quando de duas barragens ruíram perante a pressão da forte chuva da tempestade “Daniel”, que já havia devastado há uma semana parte da Grécia, onde provocou pelo pelo menos 15 mortos.

Tudo somado à falta de manutenção dos edifícios devido ao caos político e militar que se vive na Líbia há mais de 10 anos, com um governo a controlar o leste e outro o ocidente do pais, a devastação sobretudo em Derna atingiu um nível impressionante.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *