CCM ACOLHE ESPECTÁCULO “CABRAL  – UM LEGADO DE LIBERDADE”

O Centro Cultural do Mindelo recebe no próximo dia 04 de julho o espectáculo “Cabral – Um legado de liberdade”, que através de monólogo retrata o percurso do herói nacional pelas lentes de uma nova geração. A peça, que foi apresentada hoje em conferência de imprensa, no Mindelo.

A peça, tem estreia absoluta em São Vicente e partiu da iniciativa do jovem actor Hugo, contando com o apoio do grupo 50 Pessoa na produção e também encenação.

“É um espectáculo no qual fazemos uma reflexão sobre o legado de Cabral e o seu impacto na sociedade actual”, explicou Yannick Fortes, encenador e dramaturgo, que colaborou também para a criação do texto.

A ideia, segundo a mesma fonte, é mostrar o combatente da liberdade da pátria, Amílcar Cabral, na sua vertente “mais humana” e na perspectiva da juventude actual, através de único personagem do texto, interpretado por Hugo Paz.

O próprio actor assegurou que a intenção de fazer o espectáculo surgiu da necessidade de compreender mais a sua história, a libertação do seu povo e os motivos da luta pela independência.

E através de pesquisas em livros, escritos, poemas e cartas à Maria Helena, levam ao palco o resultado de um Cabral “não tanto uma personagem icónica da história de Cabo Verde, mas um homem com todo um percurso, desde nascimento, formação académica e seus escritos publicados”.

Uma “grande responsabilidade” para Hugo Paz, quem assume esse papel de tentar transmitir essa mensagem aos mindelenses, no dia 04 de julho, acompanhado pelo guitarrista Marino Mota, que irá interpretar músicas tradicionais relacionadas com a independência.

O espectáculo “Cabral – Um legado de liberdade” também está a ser realizado em comemoração aos 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral e os 49 anos da independência nacional.

Conta com a parceria da Fundação Amílcar Cabral e com o financiamento do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Depois de São Vicente, a peça será apresentada no dia 07 de julho, na Cidade da Praia, no Palácio da Cultura Ildo Lobo. 

Fonte: Inforpress // Ad: Redaçao Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *