No quadro da celebração do quinquagésimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e Cabo Verde, as cidades do Mindelo (São Vicente) e Praia (Santiago) acolhem (nos dias 26 e 28 de março), a partir das 18h30, um evento cultural que marca o arranque das atividades comemorativas. De realçar que Cabo Verde e Japão, partilham uma longa e rica colaboração que ultrapassa fronteiras.
As cidades do Mindelo e da Praia recebem um evento cultural que marca celebração do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e Cabo Verde. Uma celebração conjunta que inicia com momentos de troca cultural entre artistas dos dois países com tambores, cantos e danças “Taïko” do Japão e “Tabanka” de Cabo Verde. Estas
atuações destacam a diversidade cultural e proporcionam uma plataforma de diálogo entre as duas culturas e a sua fusão. Mindelo acolhe as atividades celebrativas no dia 26 de março e a cidade da Praia no dia 28 de março.
As atividades serão marcadas por exposição e momentos musicais. Ainda, no dia 27 de março, acontece uma residência artística em Achada Grande Frente, com o Grupo de Tabanka de Txada Grande. De realçar, segunda uma nota, que Cabo Verde e Japão partilham uma longa e rica colaboração que ultrapassa fronteiras.
Esta relação permite uma celebração com várias atividades que terão o ponto alto no mês de julho do corrente ano. Paralelamente, serão organizadas oficinas para apresentar a cultura tradicional japonesa, como o uso do “kimono” e a degustação do “shôchû”.
O estabelecimento de relações diplomáticas em 1975 marcou o início da colaboração entre o Japão e Cabo Verde, sendo que, muito antes dessa data, os pescadores japoneses já visitavam o Mindelo, na ilha de São Vicente.
Desde então, esta cooperação expandiu-se e abrange diversas áreas, incluindo assistência alimentar, energias renováveis, redução do risco de catástrofes, economia azul e infraestruturas.
Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver