CEREEC E GOV INAUGURAM MINI REDE DE ENERGIA LIMPA NA ILHA DO FOGO

O Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC), fez ontem a inauguração do projeto de eletrificação da localidade de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, através de uma mini-rede alimentada por energia solar fotovoltaica. O projeto foi desenvolvido e implementado em parceria com a cooperativa local AgroCoopCha, com financiamento do Governo de Cabo Verde, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do CEREEC através do Fundo Especial de Intervenção da CEDEAO (ESIF).

Segundo uma nota, o projeto marca uma etapa importante no desenvolvimento da ilha, permitindo, pela primeira vez, o acesso universal à eletricidade para todos. Ainda a mesma fonte, o objetivo do projeto, que inclui 40 kWp de capacidade solar fotovoltaica instalada, 150 kWh de armazenamento de energia em baterias, um gerador de 50 kVA, uma rede subterrânea de distribuição de eletricidade de 5 km e um total de 210 ligações previstas, é fornecer eletricidade à comunidade de Chã das Caldeiras, com uma população de cerca de 800 pessoas, na cratera do vulcão Pico do Fogo, na ilha do Fogo, Cabo Verde.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, do Diretor Executivo do CEREEC, Francis Sempore, da Chefe de Missão Adjunta da Embaixada dos EUA em Cabo Verde, Margaret McElligott, do Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Alberto Nunes, do representante da AgroCoopCha, bem como de outros representantes do governo e da Câmara Municipal de Santa Catarina.

O projeto da mini-rede no Fogo é uma das muitas iniciativas do Fundo Especial de Intervenção da CEDEAO (ESIF), implementados pelo CEREEC. Durante este ano, o CEREEC inaugurou com sucesso projetos de energia limpa na Nigéria, na Gâmbia e no Togo, demonstrando a sua liderança na promoção das energias renováveis na África Ocidental, ao mesmo tempo que leva o acesso à energia sustentável às comunidades mais vulneráveis.

Fonte: CEREEC // Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *