CIDADE DA PRAIA ACOLHE CONF. AFRICANA SOBRE PREVENÇÃO DA TORTURA

A cidade da Praia acolhe nos dias 25 e 26 de junho, a Terceira Conferência da Rede Africana dos Mecanismos Nacionais de Prevenção da Tortura, sob o lema “Tecnologia e Prevenção da Tortura”. O encontro reúne representantes africanos do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura, instituições nacionais e internacionais de direitos humanos e organizações da sociedade civil.

Segundo a presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), Eurídice Mascarenhas, o evento reforça o papel ativo de Cabo Verde na promoção dos direitos humanos em África, ao mesmo tempo que representa uma oportunidade para aprender, partilhar estratégias e construir sinergias regionais.

A coordenadora residente das Nações Unidas, Patrícia de Souza, sublinhou que a tecnologia e a inteligência artificial devem ser vistas como aliadas poderosas dos mecanismos de prevenção da tortura, destacando o seu potencial na proteção de pessoas privadas de liberdade.

Na mesma linha, a Ministra da Justiça, Joana Rosa, considerou que esta conferência representa mais um marco no reforço do sistema nacional de proteção dos direitos humanos, sobretudo no combate à tortura e na promoção da justiça social.

A conferência termina com a adoção de uma declaração final, que visa consolidar recomendações práticas e promover o uso responsável da tecnologia na prevenção da tortura em África.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *