CIDADE VELHA ENTRE CIDADES PATRIMÓNIO MUNDIAL A REFORÇAR COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO  

As cidades da Rede Colaborativa sobre Ofícios e Técnicas Tradicionais para a Conservação do Património da Europa do Sul e Mediterrâneo da Organização das Cidades Património Mundial, reuniram-se esta quarta-feira, no Porto, para reforçar a cooperação. No evento, em que participou a Cidade Velha, o presidente da Câmara do Porto realçou que políticas patrimoniais são fundamentais para preservar a essência do lugar.

o presidente da Câmara do Porto realçou que políticas patrimoniais são fundamentais para preservar a essência do lugar e garantir que a identidade histórico-cultural das cidades seja salvaguardada, valorizada e transmitida às novas gerações.

Por isso, defendeu “uma política que faça do património um factor de transformação das cidades, tendo em vista a melhoria dos seus indicadores de qualidade de vida”.

Avançou ainda, que a defesa das caraterísticas urbanas, arquitectónicas e culturais das cidades património mundial deve ser um meio para promover o desenvolvimento económico, social e cultural das cidades.

No encontro do Porto, as cidades de Angra do Heroísmo, Aranjuez, Baeza, Cidade Velha, Córdoba, Cuenca, Elvas, Évora, Porto, Rodas, Segóvia, Sintra, Colónia de Sacramento, Dubrovnik, Quito e Vilnius aprovaram um documento que vai ser submetido ao Simpósio do Congresso Mundial de Córdoba, que acontece em Setembro.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *