CMP APRESENTA PROJECTO DE RECOLHA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

A Câmara Municipal da Praia apresentou um projecto para implementação e elaboração de um plano de “recolha imediata” de resíduos sólidos urbanos, concebido por uma equipa especializada de Espanha, cuja versão idêntica foi implementada em Kumasi.

Francisco Carvalho, revelou que esta iniciativa se insere no quadro do Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentável (HORESD), de gestão de recolha de resíduos sólidos urbanos no município da Praia, e que é “muito importante” porque vai ao encontro do sistema implementado na autarquia da capital e que serviu de exemplo para ser implantado no Gana.

A equipa especializada das Canárias, segundo avançou, vai iniciar os trabalhos a partir desta segunda feira. para um plano de implementação de recolha de resíduos sólidos, pela primeira vez, à medida da realidade da cidade da Praia, a curto, médio e longo prazo, alegando que logo de imediato vão ser desencadeadas acções para melhorar o contexto “cada vez mais”.

Explicou que a Câmara Municipal da Praia já dispõe de equipamentos para a materialização deste projecto, como camiões para recolha de resíduos sólidos, assim como as rotas definidas e trabalhadores de sectores, pessoal de varrição e aterro sanitários e contentores, mas que vai aproveitar da experiência deste projecto espanhol para “melhorar e afinar” o sistema.

Para isto, disse ser fundamental a mudança de mentalidade dos munícipes da Praia, criticando a “prática daninha” de depositar os restos de escombros de obras e restos de árvores ao pé dos contentores, o que, sintetizou, danifica as máquinas dos carros para a compactação dos resíduos.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *