A Câmara Municipal da Praia, fez hoje um balanço “positivo” do primeiro ano da implementação do Observatório Municipal do Empreendedorismo. Esta conta neste momento, com o acompanhamento e seguimento de 29 projectos de jovens empreendedores em diversas áreas.
O director do Gabinete de Empreendedorismo e Inovação, Carlos Barros, avançou que o observatório disponibiliza vários técnicos que procedem à avaliação e seguimento das ideias dos 52 beneficiários do programa Praia Empreende, acrescentando que também fornecem recomendações políticas específicas para ajudar as empresas a alcançarem o seu potencial e ampliar as soluções inovadoras e bem-sucedidas na Cidade da Praia.
Conforme indicou, a monitorização, o seguimento e avaliação é o “calcanhar de Aquiles” de muitos projectos que são financiados em programas do Governo, visto que recebem o financiamento mas seguem sem um apoio técnico.
Criado em Maio de 2022, o Observatório Municipal emerge dentro de um plano estratégico da CMP, do gabinete do empreendedorismo, um projecto global de 30 mil contos, subdividido em diferentes projectos e áreas.
O objectivo é a avaliação e seguimento dos projectos financiados pela autarquia praiense, levantamento dos dados estatísticos do empreendedorismo, do emprego e dos dados financeiros dos municípios, bem como aconselhamento dos principais dados políticos do empreendedorismo.
O Observatório Municipal de Empreendedorismo da Câmara Municipal da Praia é um instrumento de monitorização, seguimento e avaliação de todo o ecossistema de fomento de empreendedorismo no município da Praia, dos projectos financiados pela autarquia e não só.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver