A Câmara Municipal da Praia, através do Pelouro da Cultura e Economia Criativa, realizou este sábado,12 de outubro, a sua 1ª Edição do Festival de MÚSICA TRADICIONAL. Para o edil praiense, Francisco Carvalho a música tradicional foi relegada para o segundo plano, e o objetivo é de demonstrar aos artistas a cabo verdianos a valorização da música cabo verdiana.
Conforme o Presidente da Camara Municipal da Praia, o objetivo desta primeira edição do festival de música tradicional é de valorizar a tradição cabo verdiana.
Nesses festivais, sublinho o edil praiense, os artistas chamados, interpretes da música tradicional, não têm lugar.
Conforme Francisco Carvalho, havia falta de um espaço específico, para a valorização da música tradicional, foi uma promessa que a Câmara Municipal da Praia através do Pelouro da Cultura e Economia Criativa acabou por cumprir.
A abertura do certame ficou por conta do Projeto «Praia Kanta Batuku” – Flor di Rabenta,Buli Ladera,Nova Alegria e Mondon. Seguiu-se, por ordem, Gil Moreira, Bob Mascarenhas, Tidy Rodrigues, Zé Rui de Pina, Rui de Bitina, Zidi Andrade, Manú Reis, George Tavares, Zul Alves, Terezinha Araújo, Meno Pecha,Mindela Soares,e a encerrar em grande o show, Albertino Évora.
Perante uma vasta plateia, os artistas aproveitaram esta noite memorável na Praça de Escola Grande para também ecoar músicas de grandes figuras do cenário musical cabo-verdiano, só para citar alguns, Jotamonte, Katxás, Manuel de Novas, grupo Bulimundo. De realçar também que durante o certame, a cantora Teresinha Araújo rendeu homenagem à figura de Amílcar Cabral, cantando “Fidju Maguadu”, uma morna de Jotamonte que, segunda a mesma, era a preferida de Cabral.
Fonte: CMP // Ad: Redação Tiver