CNE E ESTADO UNEM-SE PARA PROTEGER A INTEGRIDADE ELEITORAL

A Comissão Nacional de Eleições reuniu-se hoje, com várias instituições do Estado, com o objetivo de discutir estratégias para garantir a integridade das próximas eleições, à luz dos crescentes riscos de desinformação. O encontro destacou a importância de medidas concretas para prevenir a propagação de informações falsas que podem comprometer a transparência e a credibilidade do processo eleitoral.

A agenda da reunião focou-se em delinear ações conjuntas que assegurem um processo eleitoral livre e justo. Entre os tópicos debatidos, a Comissão Nacional de Eleiçõessublinhou a necessidade de mitigar os riscos cibernéticos.

“Nós temos preocupação no que diz respeito a segurança cibernética(…)Nós fazemos transmissão de resultados eleitorais através da internet e como sabemos a nível mundial o risco de ataque cibernética é crescente, constitui uma preocupação, e nós queremos colocar sobre a mesa o nível de rico e também quais são as medidas de resposta rápida em caso de crise. Preocupa-nos sobre tudo a utilização abusiva e inadequada das redes sociais, sobre tudo para a massificação de falsas noticias e também para desinformação dos eleitores”. – Presidente CNE

A logística é uma outra preocupação apresentada por parte da presidente da Comissão Nacional de Eleições, que sublinhou a necessidade da sua averiguação.

“Preocupa-nos também naturalmente, sempre a logística. Sabemos a dificuldade que o país tem, portanto queremos essa concertação sobre tudo com a polícia nacional, forças armadas para garantir o transporte adequado e atempado dos materiais eleitorais”.- Presidente CNE

A inteligência artificial tem um papel crescente nas eleições autárquicas, afetando diversas áreas, desde a campanha eleitoral até a análise de dados e a proteção contra desinformação, é nesse sentido que o paísbusca forma deresponder queixas atempadas da sua utilização junta das instituições parceiras.

De relembrar que as eleições autárquicas em Cabo Verde foram marcadas para o dia 01 de Dezembro

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *