A presidente da Associação Colmeia, considerou hoje que é preciso mais políticas públicas para melhorar as condições e qualidade de vida dos autistas em Cabo Verde, com apostas em respostas especializadas. Isabel Moniz fez estas considerações, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, que se celebra hoje sob o lema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
Segundo Isabel Moniz, as pessoas que têm esta condição podem desenvolver as suas habilidades, minimizar desafios e melhorar a qualidade de vida, com o acompanhamento médico.
A responsável da Associação Colmeia avançou que actualmente esta instituição acolhe 86 autistas, que recebem tratamento em reabilitação e habilitação.
Segundo afirmou, as crianças, adolescentes e adultos que têm esta condição precisam de diversos tipos de apoio para fazerem o acompanhamento médico.
Afirmou que a maioria vem de famílias vulneráveis que precisam de ajuda na deslocação para tratamento, entre outros desafios.
“Precisa-se de mais recursos humanos, mais respostas especializadas, mais apoio do rendimento social para as famílias que têm filhos nestas condições”, precisou.
Apesar destes desafios, assinalou que tem havido ganhos a nível da sensibilização, equipa de apoio, a nível serviço da inclusão social.
Mesmo com estas políticas públicas, indicou, há que trabalhar ainda mais para melhorar a prestação de cuidados.
A presidente da Associação Colmeia afirmou, por outro lado, que a falta de especialistas para apoiar crianças, adolescentes e jovens autistas constitui também outro desafio da associação.
Por isso, considerou que aposta na inclusão social dos mesmos e contratação de mais especialistas, que incluem psicomotricista, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo educacional clínico e, principalmente, terapeuta ocupacional contribuirá para melhorar o desenvolvimento deles.
Para este dia, aproveitou para apelar a todas as famílias para não esconderem as crianças que têm esta condição em casa, mas sim para procurarem um serviço da educação, protecção social, saúde e as associações que lidam com estas crianças.
O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver