CONF. “MOBILIDADE CLIMÁTICA: A VOZ DE CV PELO FUTURO DO PLANETA”

Foi realizado esta terça-feira, 22, a conferência intitulada “Mobilidade Climática: A voz de Cabo Verde pelo futuro do Planeta”, que tem como propósito consolidar e ampliar os diálogos sobre mobilidade climática, no quadro do compromisso do Presidente José Maria Neves com a agenda climática global e do repto que lançou por ocasião da 79ª Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2024. A conferência visa, assim, criar um espaço de diálogo entre decisores políticos, académicos, organizações da sociedade civil e cidadãos, sensibilizar populações e instituições sobre os riscos climáticos e contribuir para a formulação de políticas públicas robustas e eficazes.

No âmbito da abertura desta conferência sobre “Mobilidade Climática”, o mais alto magistrado da nação apelou hoje à união de todos em encontrar caminho para a formulação de políticas públicas para mitigação dos efeitos climáticos, sublinhando que é preciso dar “passos firmes” para construir o país que se almeja.

Realçou que o papel do Governo, autarquias locais, investigadores nacionais e estrangeiros e organizações não governamentais, cooperação internacional e universidades é “importante” para ajudar a enfrentar os desafios dos efeitos climáticos.

José Maria Neves enalteceu o trabalho do Governo, no nas medidas que têm sido tomadas a nível da ação climática, sublinhando que Cabo Verde desde sempre mostrou “forte engajamento” relativamente a essas matérias.

O ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, disse que esta conferência é um “passo crucial” para esta matéria, assegurando que o Governo encara este diálogo com “grande interesse e disponibilidade” para reforçar integração desta temática nos instrumentos de política para o desenvolvimento. 

Já a coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza, reiterou “total abertura” das Nações Unidas em apoiar Cabo Verde a enfrentar a crise climática. Este evento vem reforçar o papel de Cabo Verde no compromisso com a justiça climática e o desenvolvimento sustentável, reiterando a posição do país como um elo importante na busca por soluções globais para a mobilidade climática.

Redação Tiver 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *