Os corpos de pelo menos 52 pessoas foram recuperados no rio Congo depois que seu barco virou no final da semana passada. A informação foi avançada pelo ministro provincial, alertando que o número de mortos pode aumentar ainda mais, com muitos ainda desaparecidos.
O barco transportava mais de 300 pessoas quando capotou perto da cidade de Mbandaka, no noroeste da República Democrática do Congo, durante a noite de sexta-feira. No fim de semana, 30 foram confirmados como afogados, com 167 desaparecidos.
Didier Mbula, ministro provincial da saúde da província de Equateur, disse que o número de mortos aumentou desde então.
Os acidentes mortais com barcos são frequentes nos rios e lagos do Congo, onde os navios são frequentemente carregados muito além da sua capacidade. O país tem poucas estradas asfaltadas em seu vasto território florestal, e as viagens fluviais são comuns.
Na segunda-feira, o ministro dos Transportes, Marc Ekila, disse que o barco que virou não deveria estar navegando à noite, estava sobrecarregado e não identificou devidamente os seus proprietários ou o número de passageiros a bordo.
Em comunicado, prometeu implementar regras para melhorar a segurança do transporte fluvial e “minimizar as tragédias recorrentes”.
Fonte: Reuters