O número de novos casos de Covid-19 caiu 21% na última semana, em todo o mundo. Regista-se um decréscimo, pela terceira semana consecutiva, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde.
No relatório semanal sobre a pandemia, a OMS registou cerca de 12 milhões de novas infeções pelo novo coronavírus na semana passada.
A região do Pacífico Ocidental parece estar em contraciclo, registando um aumento de novos casos de Covid-19, na ordem dos 29%.
A OMS disse que a variante ómicron continua a ser a variante predominantemente dominante a nível mundial, representando mais de 99% das sequências partilhadas com a maior base de dados de vírus do mundo. Disse que o delta era a única outra variante de importância, que compreendia menos de 1% das sequências partilhadas.
A OMS afirmou que as provas de vacinas disponíveis mostram que “a vacinação de reforço melhora substancialmente (a eficácia da vacina) “, contra a variante ómicron, mas sublinhou que ainda são necessários mais detalhes sobre a durabilidade dessa proteção.
A agência da ONU tinha dito, anteriormente, que não havia provas de que seria necessário administrar doses de reforço a pessoas saudáveis e apelou aos países ricos para que não oferecessem terceiras doses à sua população antes de as partilharem com os países mais pobres.
Fonte: Euronews