CRÉDITO À ECONOMIA ABRANDOU LIGEIRAMENTE EM 2022 

O crédito à economia cabo-verdiana cresceu 5,3% em 2022, mas apresentando um ligeiro abrandamento de 0,8 pontos percentuais face ao aumento de 6,1% registado em 2021. Os dados foram divulgados pelo Banco de Cabo Verde.

Segundo o relatório do estado da economia de Cabo Verde, consultado hoje pela Lusa, no ano passado a menor procura de crédito deveu-se ao “impacto adverso” da alta inflação sobre os rendimentos reais dos agentes e sobre as suas decisões de consumo e de investimento.

Para a moderação do crédito à economia, tanto às empresas como aos particulares, também contribuiu o processo de ‘phasing-out’ [eliminação progressiva] do serviço da dívida dos contratos de crédito sob o regime das moratórias, que vigorou até setembro de 2022, e à não concessão de créditos no âmbito das linhas de crédito covid-19, garantidos pelo Estado desde março de 2022.

O BCV constatou que em 30 de setembro de 2022, com o fim do regime das moratórias de crédito, o stock de crédito sob este regime, era de 10.866,1 milhões de escudos, menos 8% do valor registado em finais de 2021.

De acordo com o BCV, em 2022 a oferta monetária cresceu 5,9%, superior aos 3% em 2021.

“Esta expansão da liquidez no mercado monetário foi determinada pelos aumentos registados no crédito interno líquido (7,4%) e nos ativos externos líquidos (8,3%)”, avançou.

O banco central cabo-verdiano constatou ainda que os desempenhos do crédito à economia e do crédito líquido ao setor público administrativo impulsionaram a evolução do crédito interno líquido.

De acordo com o BCV, em 2022 os empréstimos concedidos às empresas foram, maioritariamente, destinados ao financiamento para aquisição de equipamentos, viaturas e terrenos para construção e expansão da atividade e para necessidades de tesouraria.

Por sua vez, os para os particulares foram para o financiamento para construção, aquisição e remodelação de habitação própria.

Fonte: A Semana // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *