CRÉDITO EM CV ATINGIU RECORDE NO SEGUNDO TRIMESTRE DESTE ANO

O crédito bancário em Cabo Verde bateu um recorde no segundo trimestre deste ano com 158,6 mil milhões de escudos, segundo os mais recentes dados compilados pelo banco central. O crédito em incumprimento representa 7,57% e apesar de ter subido algumas décimas em relação ao primeiro trimestre, é um valor mais baixo do que os registados em cada trimestre, ao longo de 2024.

É também um valor mais baixo do que os registados no fecho de cada ano, na última década, excetuando 2023, que terminou com 7.27%.

Segundo o Banco de Cabo Verde (BCV), o rácio de solvabilidade do sistema bancário cabo-verdiano é de 23,8%, depois de ter atingido 24,1% no primeiro trimestre, valores que estão no topo das tabelas do BCV – mantendo-se acima do mínimo regulamentar de 11,25%.

Ainda de acordo com os indicadores publicados pelo BCV, o sistema bancário fechou o segundo trimestre com resultados agregados acima dos registados no mesmo período do último ano (que foi um ano de lucro conjunto recorde).

No segundo trimestre de 2024, diz a Lusa, os resultados (antes de impostos) rondaram 3,2 mil milhões de escudos (29 milhões de euros) e este ano subiram para 3,6 mil milhões de escudos (32,6 milhões de euros), no mesmo período.

Fonte: Sapo // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *