Na sequência da entrega dos Manuais de Procedimento no Atendimento de Crianças no âmbito do Projeto Justiça da Criança, a presidente da ACRIDES, Lourença Tavares apelou a todos os profissionais para verem as respostas que estes possam dar a criança e a família. No total são 90 exemplares entregues hoje pelo Ministério da Justiça.
Os manuais de procedimento de crianças vitimas de abuso sexual vão servir para reduzir o sofrimento destas crianças, as famílias, dar respostas e orientar como escutar a criança vitima de abuso.
O projeto justiça amiga da criança já está nas ilhas de Santiago, e Boa Vista com as salas de escutas a funcionar evitando que a criança seja exposta em várias audições, com o foco na humanização do atendimento.
Conforme a Ministra da Justiça, Joana Rosa este manual vai ajudar a minorar o sofrimento da criança violada.
Segundo a governante, pretende se inaugurar as salas de audição nas ilhas de São Vicente e Sal, e ter mais engajamento no que toca a prevenção nesse sentido explicou que brevemente vai se criar uma comissão na luta contra a violência baseada no género e violação sexual e dar corpo ao regime jurídico das crianças e dos adolescentes em perigo.
Redação Tiver