CRUZ VERMELHA DE CABO VERDE CELEBRA 50 ANOS DE EXISTÊNCIA

Cabo Verde está de parabéns porque tem uma das melhores sociedades nacionais da Cruz Vermelha ao nível da África. Esta é a avaliação feita pelo Presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo Carvalho, num momento histórico para a ação humanitária no arquipélago, em que a Cruz Vermelha de Cabo Verde celebra o seu 50.º aniversário com o ponto alto das comemorações: uma Conferência Humanitária Internacional de grande relevância, na Presidência da República.

A Cruz Vermelha de Cabo Verde é a primeira organização de cariz humanitária e comunitária a existir em Cabo Verde. O decreto-lei nº 2/75, constante do Boletim Oficial nº 3, que institui a “Associação da Cruz Vermelha de Cabo Verde”, foi publicado no dia 19 de julho de 1975, ou seja, 14 dias após a independência nacional a 5 de julho.

A onze de maio de 1984, o Estado de Cabo Verde aderiu as Convenções de Genebra de 12 de agosto de 1949, criando deste modo pressupostos institucionais para o surgimento da Sociedade Nacional da Cruz Vermelha de Cabo Verde enquanto parte integrante do movimento internacional da cruz vermelha e do crescente vermelho.

Encarando-se como uma sociedade nacional muito forte, bem estruturada com seus órgãos de governança a funcionar, estruturas locais bem organizadas. Segundo Arlindo Carvalho.

O mundo de hoje enfrenta cenários imprevisíveis, conflitos armados, zonas cinzentas, incidência forte das alterações climáticas, e a Cruz Vermelha de Cabo Verde mostra-se preocupada, com esses acontecimentos.

A cruz vermelha tem de se aproximado cada vez mais dos jovens através de um programa de mobilização dessa camada, os jovens têm procurado a instituição não só uma forma de ocupar os seus tempos, mas também uma maneira de prestar a sua solidariedade. Porém o voluntariado é um dos desafios desta instituição.

Na ocasião o Presidente da República, José Maria Neves que deixou a sua mensagem a partir da Guiné Bissau reconhecendo o trabalho da Cruz Vermelha na defesa de seus princípios, estiveram presentes o Representante Residente do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde David Matern e oPresidente do Grupo das Sociedades Nacionais do Sahel Plus, Daniel Vieira que reforçaram o seu compromisso para com a Instituição. 

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *