CUIDADOS PALIATIVOS EM CV CRESCERAM SETE VEZES EM DOIS ANOS

O número de doentes com cuidados paliativos em Cabo Verde, subiu de 100 para “mais de 700”, desde 2023. Disse hoje à Lusa, Hugo Ribeiro, um dos médicos portugueses que apoia a formação de equipas no arquipélago.

Existia apenas uma equipa de cuidados paliativos no Hospital Agostinho Neto, na capital, Praia, mas a valência cresceu para “19 equipas especializadas, não só na ilha de Santiago, mas também nas ilhas de São Vicente e de Santo Antão”, afirmou. 

“Observamos com natural satisfação o facto de os decisores políticos acompanharem esta nossa decisão de ajudar a desenvolver os cuidados paliativos, desde a formação mais básica, até à mais diferenciada”, referiu o médico paliativista na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho e professor das faculdades de Medicina de Coimbra e do Porto.

A formação ‘pro bono’ é possibilitada através do apoio do grupo médico de intervenção cívica Iniciativa Médica 3M (IM3M), que este mês realizou a mais recente missão no arquipélago, nas ilhas de São Vicente e de Santo Antão, dirigida a 50 profissionais de saúde em cada uma.

Foi a terceira vez que o grupo desenvolveu formação em dor e cuidados paliativos em Cabo Verde, depois das presenças em 2023 e em 2024.

Como resultado, mais de 300 profissionais já receberam conhecimentos, incluindo preparação avançada, para cuidados mais particulares, além da formação básica, que permite, na base, a referenciação de beneficiários.

As doenças oncológicas continuam a representar cerca de 50% a 60% dos doentes acompanhados em cuidados paliativos, mas há “um crescimento das doenças neurodegenerativas, particularmente, demências e também de insuficiências de órgão, como insuficiência cardíaca”.

O grupo de médicos promete continuar a colaboração, a convite do Ministério da Saúde cabo-verdiano, prevendo que entre “2.000 a 3.000 doentes necessitarão de cuidados paliativos especializados, todos os anos”.

Fonte: Lusa // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *