Cabo verde acolheu hoje, a 6ª Conferência Bienal da African Studies Association of Africa, sob o tema “Respostas Africanas para as Vulnerabilidades Globais: Construindo Esperança para o Futuro”. O encontro, que celebra os 50 anos da Independência e o centenário de Amílcar Cabral, reuniu especialistas para debater soluções africanas e fortalecer a cooperação no continente.
O Presidente da República que marcou presença na cerimónia de abertura da 6ª Conferência Bienal da Associação de Estudos Africanos, organizada pela Universidade de Cabo Verde, destacou a importância do evento para repensar o papel de África no mundo e construir soluções próprias face às vulnerabilidades globais.
Por sua vez, o reitor da Universidade de Cabo Verde, sublinhou o papel de Cabo Verde e de África na construção de respostas próprias às vulnerabilidades globais e na projeção de um futuro de esperança.
Já a presidente da faculdade de ciências sociais, humanas e artes realçou a relevância das redes colaborativas entre investigadores e instituições africanas e de outros continentes, reforçando a necessidade de soluções endógenas, resilientes e sustentáveis para os desafios do continente.
A conferência, que decorre ao longo de vários dias, pretende fortalecer o pensamento crítico sobre os desafios globais e destacar o protagonismo de África na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro do continente.
Redação Tiver