CV ACOLHE REUNIÃO PREPARATÓRIA DA 4ª CONFERÊNCIA SIDS

A secretária do Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e Integração Regional, Myriam Vieira manifestou hoje a sua preocupação sobre a questão da transição energética de uma forma sustentável, no país. A governante falava numa conferência de imprensa na sequência da reunião preparatória da 4ª conferência SIDS que vai ser realizada em Antígua e Barbuda, de 27 a 30 de maio de 2024.

A reunião inter-regional, que decorre entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, irá debruçar-se sobre várias questões, desde o desenvolvimento à sustentabilidade da dívida dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, e debruçar um pouco a real implementação do Samoa Pathway que foi adotado em 2014.

Cabo verde vai realizar o evento paralelo que tem a ver com o financiamento da resiliência climática, que para a secretaria será um momento particular para debater as fragilidades do financiamento de ação climática dos pequenos estados insulares em desenvolvimento, mencionando que há uma estimativa entre 1970 a 2020 pagaram cerca de 153 bilhões na recuperação face as catástrofes naturais e climáticas e isto traduz se no maio desafio destes países.

Para que o fundo climático chegue a Cabo Verde, Myriam Vieira diz que tem que haver estratégias traçadas para que sejam bastantes impactantes e a mobilização de todos os recursos financeiros bem como a capacitação dos recursos humanos.

A governante frisou que o acesso ao financiamento continua a ser um constrangimento visto que daquele envelope cerca de 12 bilhões de dólares os SIDS foram comtemplados apenas com 1.5 bilhões de dólares.

A Conferência SIDS4 reunirá líderes para chegar a um acordo de um novo programa de acção para os SIDS, com foco em soluções práticas e impactantes e para formar novas parcerias e cooperação em todos os níveis.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *