Cabo Verde estabeleceu dois acordos de cooperação com a Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), no âmbito do tratamento de doenças oncológicas, na fase pioneira da introdução da radioatividade no país, e capacitação em ciência e tecnologia nuclear. O acordo foi rubricado hoje pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação
Na ocasião, Miryan Vieira afirmou que para o Governo é “muita satisfação” acolher esta primeira missão, logo após a adesão de Cabo Verde à referida agência, formalizado este ano.
Basicamente, explicou, os dois acordos relacionam-se com a capacitação técnica das instituições nacionais para que possam também preencher os requisitos de salvaguarda com o uso da radioatividade, enquanto algo inovador no país.
Para Miriam Vieira é importante também que Cabo Verde venha a implementar acções que tem a ver com a promoção da ciência e tecnologia nuclear no país, daí a assinatura de acordo também nesta matéria.
A anteceder a assinatura do protocolo, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros manteve um encontro com a delegação da AIEA, com o objectivo, avançou, de discutir o ciclo bienal de cooperação técnica 2026-2027, que terá início em Janeiro de 2024.
Fonte: EI // Ad: Redaçao Tiver