CV AVANÇA NA IMPLEMENTAÇÃO DA TRIAGEM MANCHESTER COM FORMAÇÃO

O Hospital Universitário Agostinho Neto, em parceria com o Grupo Português de Triagem, iniciou hoje na cidade da Praia, uma formação para a implementação do sistema de triagem de prioridades na urgência. Até ao final do mês de Março o sistema estará implantado.

O Hospital Universitário Agostinho Neto, em colaboração com o grupo português de triagem, está a dar “um passo importante” com a implementação desse sistema, um modelo internacionalmente validado que visa optimizar a avaliação e o atendimento de pacientes nos serviços de urgência.

Em declaração à imprensa, o médico hematologista Paulo Almeida, também presidente do Grupo Cabo-verdiano de Triagens, explicou que o curso tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde locais na aplicação do protocolo, utilizado para classificar os pacientes com base na gravidade das suas condições clínicas, e não na ordem de chegada aos serviços de urgência.

 O sistema é uma mais-valia para o sistema de urgência, pois permite que os pacientes sejam atendidos de acordo com a prioridade clínica e não pela ordem de chegada, afirmou o especialista, ressaltando a importância de um sistema baseado em critérios científicos para evitar mortes evitáveis e melhorar o atendimento de doentes críticos.

Será também implementado em outras ilhas, como Santo Antão e Sal, que já concluíram a formação e agora aguardam a sua implementação..

Por sua vez, a diretora clínica do Hospital Universitário Agostinho Neto, Hirondina Spencer, afirmou que com a implementação do sistema será possível garantir a segurança dos doentes, sendo atendidos em tempo útil e de acordo com o grau de gravidade de cada paciente, conforme as pulseiras nas urgências.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *