O número de casos de Dengue tem vindo a crescer desde Novembro e a chegada das primeiras chuvas fez aumentar o nível de alerta das autoridades de saúde. Até agora foram registados cerca de 2000 casos, sendo a ilha de Santiago com maior registo.
Desde Novembro do ano passado, altura em que foram detectados os primeiros casos de dengue, as autoridades de saúde já registaram “cerca de 2000 casos da doença” em seis das nove ilhas habitadas do país, referiu, esta terça-feira, a Directora Nacional de Saúde, Ângela Gomes, após uma reunião com as estruturas de saúde, onde foi feita a actualização do Contexto Epidemiológico Nacional.
Santiago, e especialmente a Praia, concentra a maioria dos casos com mais de 1300 casos registados, mas há também transmissão da doença nas ilhas do Maio, Fogo, Brava e Boa Vista.
Segundo António Moreira, coordenador do programa de luta anti-vectorial, as autoridades de saúde têm vindo a actuar na prevenção da propagação da dengue e que o Ministério da Saúde elaborou um plano de contingência para evitar a propagação quer da doença quer dos mosquitos que a transmitem. Um plano que passa pela formação dos agentes de saúde, mas também pela informação da população quanto às formas de combater e prevenir o surgimento de mosquitos transmissores da doença.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver