Cabo Verde já conta, com um novo projeto visando o reforço do sistema nacional da governança da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais vivos no arquipélago. Segundo o ministro da agricultura e ambiente, Gilberto Silva, a política de conservação do ambiente e da biodiversidade no país tem registado avanços significativos, contudo ainda persistem algumas necessidades por suprir.
Segundo o governante a política de conservação do ambiente e da biodiversidade em Cabo Verde tem registado avanços significativos, através de um esforço governamental na implementação de vários projectos e programas, incluindo projectos do MAA/PNUD/ GEF, que vem reforçando a capacidade técnica.
No entanto apesar destes esforços, persiste alguma necessidade de reforçar aspectos ligados à governança da conservação da biodiversidade para favorecer o envolvimento e participação efectiva de todos.
Para o representante da PNUD em CV, a concessão deste projeto irá fortalecer a governança nacional e local para conservação dos ecossistemas.
O projeto de reforço dos sistemas de governança da biodiversidade foi aprovada pelo GEF em dezembro de 2021 e todo o processo de desenvolvimento do projeto teve início em maio de 2022.
Redação Tiver