Cabo Verde marcou presença na primeira celebração do Dia de África , promovida pelo Grupo Banco Mundial, sob o lema “Celebrar a Herança Africana e a sua Evolução Parceria com o Grupo Banco Mundial”. Segundo a página oficial do Primeiro Ministro o evento reuniu líderes africanos e internacionais para refletir sobre o futuro do continente e reforçar parcerias estratégicas.
Conforme a mesma fonte, Durante a intervenção, foram destacados os avanços significativos de Cabo Verde na modernização da administração pública através da digitalização, com o lançamento de portais e serviços online que promovem a transparência, a inclusão e a atratividade para o investimento e inovação. A criação do TechPark e da Zona Tecnológica Especial reforçam a aposta na economia digital e na geração de empregos qualificados.
No domínio da ação climática, Cabo Verde reafirmou o compromisso com a transição energética, promovendo o uso crescente de energias renováveis integradas com sistemas de dessalinização sustentável, como parte de uma estratégia para alcançar metas ambientais ambiciosas.
Segundo informaçoes da página oficial do Primeiro ministro o evento reforçou a importância de parcerias entre os países africanos e instituições multilaterais, como o Banco Mundial, para acelerar o desenvolvimento sustentável e inclusivo no continente.
PM // Redação Tiver