O ecossistema de startups de Cabo Verde foi reconhecido pela StartupBlink com o prémio de “Ecossistema de Startups de rápido Crescimento em Software e Dados” para países com população inferior a 500 mil habitantes, em 2023. Entre os seis países nesta categoria (Iceland, Andorra, Luxemburgo, Liechtenstein e Malta), Cabo Verde se destaca pelo notável progresso no ecossistema de suporte às StartUps tecnológicas.
Esta distinção é um marco que resulta de um esforço coletivo, no qual o Governo, através da Cabo Verde Digital (CVD), tem desempenhado um papel essencial no desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema empreendedor no país.
Ao desenvolver e participar na implementação de ferramentas de apoio às startups tecnológicas, a CVD tem estado ativamente envolvida na facilitação do acesso ao capital e financiamento, no desenvolvimento de talentos, na criação de redes de contactos, na promoção de uma cultura empreendedora entre os jovens, na definição de um enquadramento legal favorável à inovação, na facilitação de acesso a infraestruturas relevantes e no fomento do mercado.
Nos últimos três anos, instrumentos importantes foram estabelecidos visando estimular, capacitar e incubar ideias tecnológicas, o que impactou em mais de 1500 jovens e resultou na criação de mais de 100 Startups tecnológicas que desbravam o caminho do crescimento.
Esta distinção como “Ecossistema de Startups de rápido Crescimento em Software e Dados” reforça a posição de Cabo Verde como um pólo emergente de inovação e empreendedorismo, proporcionando um ambiente propício ao florescimento das startups no setor tecnológico.
Fonte: Cabo Verde digital // Ad: Redação Tiver