Cabo Verde e a República Popular da China reforçaram no sábado, 30 de Janeiro, a cooperação bilateral com assinatura de dois instrumentos em continuidade do quadro de cooperação económica e técnica existente entre os dois países.
De acordo com uma nota enviada à Inforpress, na sequência do acordo de Cooperação Económica e Técnica que foi celebrado no dia 22 de janeiro de 2025 no valor de 200 milhões de yuans Renminbi (cerca de 2,9 milhões de contos cabo-verdianos), as duas partes avançaram com a formalização de um novo acordo.
“Será assinado um novo Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento, no montante de cem milhões de yuans Renminbi (na ordem de 1,3 milhões de contos cabo-verdianos), o qual constitui um reforço da doação concedida pela República Popular da China no quadro da cooperação económica e técnica entre Cabo Verde e a China” de acordo com o documento.
Foi igualmente assinado um acordo por troca de nota, através do qual o Governo da China concede a sua anuência para realização do projecto de reabilitação de três escolas secundárias no país.
A Escola Secundária de Salineiro, Escola Secundária Olegário Tavares e Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda, no valor de seiscentos mil yuans Renminbi (cerca de 8 mil contos cabo-verdianos).
Ainda segundo a mesma fonte, este projecto será financiado a partir dos montantes afectos à cooperação económica e técnica entre os dois países.
Este instrumento reflecte o compromisso contínuo das duas partes em aprofundar a cooperação bilateral, com “especial enfoque” em áreas prioritárias para o desenvolvimento nacional, desde educação e o fortalecimento das infraestruturas públicas.
O ato da assinatura contou com a presença do embaixador Carlos Semedo, em representação do Governo, e do embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver