CV É O 1º PAÍS AFRICANO A SER ANFITRIÃO DA EATIS

Cabo Verde foi o primeiro país africano a ser anfitrião da Conferência Euro-Americana de Telemática e Sistemas de Informação, que decorreu hoje, na cidade da Praia. Para o Local Chair da EATIS, Celestino Barros, o evento é de extrema importância para o país, principalmente quando se está na vanguarda das transformações digitais, na sub-região africana.

O evento foi apontado como um fórum de excelência que promove a troca de conhecimentos, experiências e inovações nas áreas de telemática e informação, tendo afirmado a aposta de CV para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades desta nova era digital.

O responsável referiu, sublinhando tratar-se de um marco significativo para o arquipélago, alegando que o mundo actualmente vive numa era de transformações digitais aceleradas, em que as tecnologias de informação desempenham um papel crucial no desenvolvimento socioeconómico global.

Na mesma linha, o presidente da EATIS, Rogério Chagas, afirmou que a conferência arranca com o workshop “Artificial Intelligence for Development (IA4D) Cabo Verde”, visando discutir a aplicação da IA para o desenvolvimento sustentável, bem como as melhores práticas para engajar comunidades no desenvolvimento e adopção de soluções de IA.

Aplicações de inteligência artificial e aprendizagem de máquina em telemática, análise de dados, automação, segurança cibernética e a contribuição das tecnologias para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, constituem, ainda, os temas programados para este workshop, que decorre até o dia 5 do corrente mês.

Participam na conferência especialistas estrangeiros referenciados como Ricardo Baeza- Yates, da Universitat Pompeu Fabra (Espanha), que irá apresentar a conferência “Inteligência Artificial Responsável”, e Eduardo Carrillo, da Universidad Nacional de Colômbia, que falará sobre “Indústrias 4.0 e Tecnologia Social”.

Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *