CV E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE COMPROMETEM-SE EM ELEVAR COOPERAÇÃO

O Presidente da República de Cabo Verde e o seu homólogo são-tomense, Carlos Manuel Vila Nova, reforçaram hoje o compromisso de elevar a cooperação entre os dois países para além dos laços de irmandade. Os dois Chefes de Estado acreditam ainda que a relação entre os dois países pode servir de exemplo positivo para a consolidação da democracia e promoção da paz no continente africano.

O acordo foi assumido na terça-feira, no início da visita de uma semana que o Chefe de Estado cabo-verdiano efectua a São Tomé e Príncipe, com o objectivo de fortalecer os laços de cooperação entre os dois países.

José Maria Neves, que foi recebido pelo seu homólogo, santomense no Palácio do Povo, afirmou que os dois países enfrentam desafios comuns ligados às alterações climáticas e à protecção dos oceanos.

Carlos Manuel Vila Nova realçou que a experiência de Cabo Verde no sector do mar pode ser valiosa para o desenvolvimento do seu país.

Os dois Chefes de Estado acreditam ainda que a relação entre os dois países pode servir de exemplo positivo para a consolidação da democracia e promoção da paz no continente africano.

O Presidente da República esteve ainda na Associação Cabo-verdiana Aké-Morabeza, na Associação Cabo-verdiana de Acção Social (ACAS), tendo apelado ao “Djunta Mon” da comunidade para juntos enfrentarem os desafios.

“O importante é estar com as pessoas, ouvir e tirar consequências, porque as pessoas que estão nesta diáspora têm enormes desafios como a pobreza, as desigualdades, a exclusão, a falta de oportunidades e é preciso procurar influenciar positivamente no sentido da busca conjunta de soluções”, disse o Presidente.

José Maria Neves destacou os avanços no domínio da educação, da saúde, da formação profissional e na obtenção da nacionalidade com o processo de nacionalidade gratuita lançado pelo Governo, bem como o portal consular, que tem permitido melhorar o atendimento e acesso a documentos.

Reconheceu também que existem ainda desafios a nível da saúde, pobreza e de habitação condigna.

Esses desafios, segundo o Presidente da República, devem merecer atenção do Governo.

“O importante é que a comunidade esteja unida e coesa para conjuntamente encontrar as melhores soluções e ser um interlocutor junto das autoridades cabo-verdianos e são-tomenses”, afirmou.

Para hoje, está prevista uma intervenção na sessão solene na Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, deposição de coroa de flores no Memorial 03 de Fevereiro e encontro com o Chefe do Governo santomense, Patrice Trovoada.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *