CV GALARDOADA COM CERTIFICAÇÃO DA ELIMINAÇÃO DO PALUDISMO

A directora nacional de Saúde, Ângela Gomes, anunciou, na Cidade da Praia, que Cabo Verde vai ser galardoada com a certificação da eliminação do Paludismo no final do mês de Outubro. Ângela Gomes deu esta garantia na abertura de uma acção de formação destinada a 30 formadores em vigilância entomológica e controlo vetorial de todas as estruturas de saúde do País.

Segundo Ângela Gomes, esta acção de capacitação tem como objectivo capacitar gestores do PNLP e agentes de controlo vetorial em vigilância entomológica para eliminação da malária em Cabo Verde.

E para garantir esta certificação, avançou ainda que estão no momento de alinhar todas as estratégias e gestão de casos de paludismo importado na luta anti-vectorial, sublinhando que isso é uma política “muito abrangente” que não se deve focar só na nesta luta, mas também na capacitação em geral.

A directora nacional da Saúde avançou que, anualmente, Cabo Verde alcança quase 50 casos de paludismo importados dos países da Costa Africana.

Neste caso, frisou que o importante é estar sempre em alerta, sobretudo com o engajamento de toda a comunidade emigrada neste processo e que a comunicação também tem de ser “transversal” e “agarrada por todos” nesta luta porque existe a possibilidade de “reintrodução de novos casos”, nesta época pluviosa.

Esta é uma acção de capacitação ministrada por um consultor da OMS e técnicos nacionais e se enquadra no âmbito do processo de certificação de Cabo Verde como País livre do paludismo.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *