CV JÁ ATINGIU 50% DOS ODS, MAS HÁ MUITAS ÁREAS EM RETROCESSO – ONU

Cabo Verde já atingiu metade dos indicadores dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas há muitas áreas com retrocessos e outras com insuficiência de dados que permitam identificar tendências, segundo informações avançadas pelas Nações Unidas. Os dados dão conta de uma evolução rápida sobretudo na saúde, em que as metas estão praticamente a ser alcançadas.

Entretanto, mesmo na área da saúde, há retrocesso nas doenças não transmissíveis, mais concretamente no número de mortes por cancro, e evolução insuficiente na cobertura dos serviços essenciais de saúde. O país regista ainda “evolução rápida” na erradicação da pobreza, embora com dificuldades para aumentar a população abrangida por regimes de proteção social.

Na erradicação da fome, Cabo Verde está praticamente a atingir a meta de acabar com a malnutrição nas crianças com menos de cinco anos, mas tem evolução insuficiente na insegurança alimentar moderada ou severa e em atrasos no crescimento nas crianças com menos de cinco anos.

Na educação, o país está bem posicionado em índice de paridade de escolarização, em escolas com acesso aos serviços básicos e em professores (secundário) com qualificações mínimas, mas há “insuficiência” de dados para identificar a tendência de taxa de conclusão em todos os níveis de ensino, pelo que o país vai ter “dificuldades” em atingir as metas.

Outra área em que a meta está “atingida ou praticamente atingida” muito antes de 2030 é na redução das desigualdades, bem como na proporção de mulheres em cargos de chefia ou proporção da população coberta por rede móvel.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *