CV NO DIÁLOGO SOBRE MAPEAMENTO DO FUTURO DOS MERCADOS DE DROGA

A ministra da Justiça, Joana Rosa, participa hoje em Acra (Gana) num diálogo de alto nível cujo tema é o mapeamento do futuro dos mercados de drogas na África Ocidental.

De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, o encontro, organizado pelo Reino dos Países Baixos e pela Iniciativa Global, reúne representantes governamentais regionais e internacionais, sociedade civil, organizações internacionais e profissionais.

O objectivo, de acordo com a mesma fonte, é reforçar o apoio político e definir medidas concretas para impulsionar ações de combate ao tráfico de drogas na África Ocidental.

Este diálogo, especificou, marca o início de um mapeamento preliminar dos mercados de cocaína e drogas sintéticas na região, identificando lacunas nas evidências e destacando tendências emergentes em toda a África Ocidental.

Antes deste compromisso, a ministra esteve em Marraquexe (Marrocos) onde participou na 93.ª Reunião da Assembleia Geral da Interpol, que decorreu na quarta-feira, 26, e também na eleição de novos dirigentes daquele organismo e na apresentação dos mais variados temas associados aos trabalhos da Interpol.

De entre esses trabalhos, foram discutidas a presença de mulheres na polícia, o combate ao cibercrime, o plano estratégico para o horizonte 2026-2030, entre outros.

Durante a estadia em Marrocos, a ministra manteve contactos com candidatos de alguns países concorrentes aos cargos, designadamente França, Nigéria, Turquia, Hungria e China, todos eles procurando apoios nas votações.

Os encontros também serviram para reforçar e, nalguns casos, explorar áreas de cooperação no sector da justiça, nomeadamente no âmbito da atuação da Polícia Judiciária.

A ministra faz-se acompanhar nesta missão pelo diretor da Polícia Judiciária, Manuel da Lomba.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *