O Ministro de Estado da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que também é responsável pela pasta do Trabalho, vai participar de 11 a 13 de junho, da 112ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça. O evento, que ocorre desde o dia 3 até 14 de junho, reúne representantes de governos, trabalhadores e empregadores de todo o mundo para discutir temas cruciais sobre o futuro do trabalho.
Durante a conferência, delegados governamentais, patronais e trabalhadores dos 187 estados-membros da OIT, vão debater uma ampla gama de questões, incluindo a proteção
dos trabalhadores contra os efeitos das mudanças climáticas e riscos biológicos, a economia do cuidado e os princípios e direitos fundamentais no trabalho. Além disso, a conferência pretende eleger os membros do Conselho de Administração da OIT para o mandato de 2024-2027.
De acordo com uma nota do governo, Fernando Elísio Freire Ministro faz sua intervenção na Sessão Plenária no dia 11 de junho, terça-feira, entre as 11h30 e 15h30, horário de Cabo Verde.
Ainda a mesma fonte, o Ministro cabo-verdiano também vai participar do Fórum Inaugural da Coligação Global para a Justiça Social, que decorre na quinta-feira, 13 de junho, à margem da 112ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), no Palácio das Nações.
O Fórum reúne mais de 250 parceiros da Coligação Global para a Justiça Social e apresentará ações concretas alinhadas com suas áreas temáticas. Três diálogos temáticos vão fazer parte deste evento, são elas “Construir a resiliência das sociedades”, “Melhorar a coerência entre as políticas econômicas e sociais” e “Promover o diálogo social para uma prosperidade partilhada”.
O evento vai destacar as ações colaborativas em prol da justiça social realizadas pelos parceiros, reforçando o compromisso com as áreas temáticas definidas pela Coligação.
Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver