Cabo Verde vai marcar presença no Lisbon Fórum 2025, uma das principais plataformas de diálogo sobre Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito, que decorre 28 e 29 de Outubro. Este ano, debate as oportunidades e desafios da Inteligência Artificial (IA) no contexto da nova Convenção-Quadro do Conselho da Europa.
Sob o tema “IA e Governança Global: Direitos, Representatividade e Prontidão”, o evento, reúne representantes governamentais, académicos e da sociedade civil da Europa, África e Médio Oriente, informou o Instituto da Modernização e Inovação da Justiça.
O Instituto avançou que país participa com duas intervenções, que refletem “compromisso com a modernização da Justiça, a ética tecnológica e a transformação digital”.
Juvenal Pereira, Presidente do instituto, intervirá com o painel “IA e Justiça – Fato e Ficção”, fazendo apresentação do Portal da Justiça de Cabo Verde e da iniciativa de Inteligência Artificial Integrada.
Daniel Alves Monteiro, Diretor-Geral da Unidade de Informação Financeira (UIF participa no painel “O papel da capacitação na era da inteligência artificial e do cibercrime”.
Neste painel abordará o uso da IA no combate ao cibercrime e na cooperação internacional, destacando a experiência cabo-verdiana e o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho sobre IA do Comité da Convenção de Budapeste.
Para IMIJ, I.P, esta partição de Cabo Verde, reforça a posição do país como referência regional em justiça digital, ética da IA e governança tecnológica responsável.
Fonte: Expresso das Ilhas // Redação Tiver