CV: PLÁSTICO COLOCA EM CAUSA SOBREVIVÊNCIA DE TARTARUGAS

As ilhas da Boavista e de Santa Luzia são as mais expostas ao lixo e ao plástico em Cabo Verde. A conclusão é de um estudo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que lança algumas preocupações na sobrevivência da tartaruga comum no arquipélago.

De acordo com o estudo e 84% desses materiais encontrados nas praias do arquipélago de Cabo Verde pelos investigadores portugueses é composto por plástico, resultado da atividade piscatória, mas também chega às ilhas muito à custa da ação das correntes marítimas.  Conforme a SIC Notícias, este projeto debruça-se mais sobre a presença de plástico nos areais

Diana Guedes, aluna de doutoramento, lembra que o arquipélago é atravessado pelo chamado “Giro Atlântico”, que se movimenta no sentido dos ponteiros do relógio e que atinge mais as ilhas do Norte.

Os investigadores estudaram sete das 10 ilhas do arquipélago com o apoio local da Organização Não Governamental BIOS-CV e, embora as conclusões ainda sejam preliminares, pode avançar-se já que as ilhas mais afetadas pelo lixo são a desabitada Santa Luzia e a ilha da Boavista, onde se encontram mais de 40% do total de ninhos do arquipélago.

Nota-se que as fêmeas nascem nas areias mais quentes e há estudos que indicam que o plástico pode aumentar a temperatura da areia em meio grau. O estudo indica ainda que nos últimos tempos, 90% das tartarugas que nascem em Cabo Verde são do sexo feminino, o que pode criar um desequilíbrio e colocar em causa a sobrevivência da espécie.

O mapa das zonas mais vulneráveis está a ser desenhado pelos investigadores portugueses que começaram este projeto em 2021. A versão final deverá ficar concluída no próximo ano.

Ainda sobre essa investigação abre outras janelas também sobre, a influência do lixo na determinação do sexo da tartaruga. E é este caminho que Diana Guedes quer trilhar a seguir.

Fonte: SIC Notícias // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *