“CV QUER DESEMPENHAR UM PAPEL RELEVANTE NA SEGURANÇA REGIONAL”

A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, defendeu durante a sua intervenção no Fórum Schuman, em Bruxelas na Bélgica, que Cabo Verde quer desempenhar um papel mais relevante na segurança regional. Janine Lélis ressaltou os esforços que têm sido feitos no sentido de se ter “uma cooperação cada vez mais estreita, nomeadamente através do intercâmbio de informações que permitam uma ação mais rápida e atempada”.

Esta posição foi defendida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, durante a sua intervenção no Fórum Schuman, na Mesa Redonda sobre “Segurança Marrítima – Tornar o mar um domínio estratégico mais seguro”, que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (29 de maio), na capital da Bélgica.

A Ministra, reiterou que Cabo Verde quer desempenhar um papel mais relevante na segurança regional e ressaltou os esforços que têm sido feitos no sentido de se ter “uma cooperação cada vez mais estreita, nomeadamente através de intercâmbio de informações que permitam uma ação mais rápida e atempada”.

A governante destacou, igualmente, o “empenho e o comprometimento do Executivo Nacional para com a luta contra o Crime Organizado Transnacional, relacionado com o tráfico internacional de droga e de seres humanos, a emigração ilegal, a pesca ilegal e a pirataria marítima”.

Ressaltou ainda a intenção de Cabo Verde em reforçar a sua “cooperação com os principais parceiros, nomeadamente com os países da nossa sub-região, com a União Europeia e os seus Estados-Membros, manifestando ainda a intenção de Cabo Verde em explorar as oportunidades de cooperação com a União Europeia, nomeadamente através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz.

Fonte: A Nação // Ad: Redação Tiver   

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *