A Ministra de Estado e da Defesa Nacional de Cabo Verde, destacou esta terça-feira, em São Tomé e Príncipe, o fortalecimento dos laços de confiança e cooperação entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na área da defesa. Janine Lélis participa na XXIV Reunião de Ministros da Defesa Nacional ou Equiparados da organização.
“Na área da defesa, temos testemunhado ano após ano o fortalecimento dos laços de confiança, de troca de experiências e sinergias na CPLP”, afirmou Janine Lélis, realçando o papel central deste fórum na consolidação da cooperação em matéria de defesa e segurança entre os Estados-membros.
Segundo a governante, esta cooperação baseia-se num compromisso comum com a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável, e tem contribuído para a construção de uma comunidade mais unida e resiliente, que se pauta pela defesa dos direitos fundamentais e pelos princípios do multilateralismo.
Apesar dos avanços registados, Janine Lélis alertou para a emergência de novos desafios no domínio da segurança, sublinhando que muitas das ameaças existentes têm hoje novas dimensões e formas de actuação, tornando-se cada vez mais globais e complexas.
“As ameaças transnacionais, a instabilidade regional, a ciber-segurança, o terrorismo, as mudanças climáticas e as novas formas de conflitos exigem de nós políticas e respostas cada vez mais assertivas, coordenadas, estratégicas, mas, sobretudo, solidárias”, advertiu.
No encontro ministerial, a ministra reafirmou o empenho de Cabo Verde na defesa e segurança nacional e regional. Destacou, nesse sentido, iniciativas em curso no arquipélago como a aprovação do novo Conceito Estratégico da Defesa Nacional e as reformas em curso nas Forças Armadas, inseridas numa agenda de modernização e adequação institucional.
Além da sua participação na XXIV Reunião de Ministros da Defesa da CPLP, Janine Lélis, que também detém as pastas da Coesão Territorial e da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, manteve encontros de alto nível no âmbito da sua missão oficial a São Tomé e Príncipe.
À margem da reunião a ministra, acompanhada pela embaixadora de Cabo Verde em São Tomé e Príncipe, Deotina Andrade, teve encontros com o Primeiro-Ministro são-tomense, Américo D’Oliveira dos Ramos, com o Ministro da Defesa e Ordem Interna, Horácio de Sousa, a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Ilza dos Santos Vaz, e com a Ministra da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos da Mulher, Vera Gomes Cravid.
Estes encontros permitiram, segundo uma nota do ministério da Defesa Nacional, reforçar os laços bilaterais entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe e reafirmar o compromisso comum dos dois países com os objectivos estratégicos da CPLP na promoção da paz, da segurança e da cooperação multilateral.
A 24ª XXIV Reunião de Ministros da Defesa Nacional ou Equiparados da CPLP decorreu num momento particularmente relevante para o futuro da segurança regional, num contexto internacional marcado por incertezas, onde a concertação e o espírito de solidariedade entre países se afirmam como elementos centrais para a resposta aos desafios actuais.
Expresso das Ilhas // Redação Tiver