CV RECEBE EQUIPAMENTOS PARA COMBATER DIABETES

Cabo Verde recebeu um importante reforço no combate à diabetes, com a entrega de 10 equipamentos médicos e 1000 testes da empresa austríaca Wellion. A doação, destinada às áreas mais desfavorecidas do país, foi formalizada hoje, durante um encontro entre a Diretora Nacional de Saúde Ângela Gomes e o Embaixador da Áustria, Johannes Meran.

A iniciativa faz parte do projeto “Descomplicar Diabetes – Diagnosticar para Melhor Tratar”, que visa facilitar o diagnóstico precoce e garantir um tratamento mais eficiente para as populações em maior necessidade. A Diretora Nacional de Saúde destacou a relevância dessa ação para as regiões onde o acesso a esse tipo de equipamento é limitado, reforçando que a ação vai contribuir para reduzir as complicações associadas.

 “Consideramos um problema de saúde pública, que é a diabetes, e esperamos apresentar este grande projeto, e sobretudo com um gesto de muito carinho para com o nosso sistema nos presentear com alguns equipamentos que nos servirá nos cantos mais remotos das nossas ilhas de CV para o acompanhamento da diabetes, que em CV consta com uma  prevalência de 3 há 7%, e é uma das principais causas de doença, complicações, principalmente renais”. – Directora da Saúde

Este esforço faz parte de uma parceria contínua entre Cabo Verde e a Áustria, que busca fortalecer a saúde pública e promover uma resposta mais eficiente à incidência crescente de diabetes no país.

 “Estas pequenas máquinas podem ajudar nas regiões mais pobres do país, para tratar a diabetes, que é uma enfermidade terrível, e nesse sentido estou muito contente de estar aqui, e ver como pudemos desenvolver este projeto que já está, e como fazer primeiros segundos passos nesta aventura.   

O Dia Internacional do Diabetes, acho que é 14 de novembro, é o Dia Global do Diabetes, e seria fantástico já termos resultados nos lugares de Cabo Verde onde vão ficar estas máquinas”.– Embaixador da Áustria

Conforme avançou Ângela Gomes, os primeiros passos incluem a elaboração de um plano estratégico para a distribuição dos testes e equipamentos, assegurando que cheguem às comunidades que mais necessitam. Esta ação não apenas pretende fornecer os meios necessários para a realização de testes, mas também contribuir para um registro sistemático e uma avaliação dos resultados obtidos.

Um balanço será realizado após a implementação, permitindo a análise do impacto e a identificação de áreas para melhorias futuras. Para além disso, a expectativa é de um avanço significativo na área da saúde, refletindo o compromisso com o bem-estar da população.

 Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *