CV REFORÇA COMPROMISSO NA SAÚDE FACE A DESAFIOS ATUAIS

O Ministro da Saúde reafirmou o compromisso de Cabo Verde em continuar a investir num sistema de saúde resiliente, capaz de responder aos principais desafios que o país tem enfrentado, desde a prevenção de surtos de doenças como a dengue e a varíola dos macacos. Sublinhou que só com um esforço conjunto entre Estado, profissionais e parceiros internacionais será possível garantir respostas eficazes e sustentáveis.

Cabo Verde participou na 75ª sessão do Comité Regional da Organização mundial da Saúde para região africana, realizada na Zâmbia, na qual foram discutidos desafios e prioridades para África. Apesar das limitações de recursos, e a saída dos EUA da OMS, o país tem conseguido manter indicadores de saúde considerados de referência na região africana, ainda assim, o ministro da saúde alertou para a urgência de mais equidade no financiamento .

O reconhecimento internacional dado a Cabo Verde foi sublinhado, mas o ministro destacou que os progressos só poderão ser sustentados se houver investimento contínuo em áreas-chave, como a valorização dos profissionais de saúde, a vigilância epidemiológica e a melhoria das infraestruturas hospitalares.

Jorge figueiredo destacou a importância da reactivação da equipa técnica de resposta rápida, bem como das medidas de prevenção e controlo definidas pela OMS face a introdução de mpox.

O governanteinformou que, após a catástrofe em São Vicente, foi reativada a equipa técnica de resposta rápida e reforçadas as medidas de vigilância sanitária. As autoridades estão a trabalhar na prevenção de epidemias e na proteção da população, em coordenação com os serviços de saúde e em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *